22 de abril – Sábado – Manhã


8h às 9h30 – Mesa Redonda: Formação de Professores para Avaliar na Educação Básica. Lançamento do livro da Profa. Dra. Lídia Azevedo de Menezes. Professores(as) Amigos(as) Convidados(as): Prof. Dr. Nicolino Trompieri Filho, Prof. Dr. Prof. Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Profa. Ms. Ana Cléa Gomes de Sousa e Profa. Ms. Maria Neusita Tabosa.


Prof. Dr.Nicolino Trompieri Filho

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Ceará. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará, orientador de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação educacional, avaliação curricular, construtivismo, ensino de matemática, rendimento escolar e análise métrica de instrumentos de avaliação, formação de professores, economia política, desenvolvimento sustentável e educação.


Prof. Dr. Francisco Herbert Lima Vasconcelos

Professor efetivo da Universidade Federal do Ceará (UFC), lotado no Instituto Universidade Virtual (Instituto UFC Virtual) na área de Sistemas Tecnológicos Aplicados a Educação, com formação em Telecomunicações (CEFET-CE), Graduação em Física (UFC), Mestrado em Ciência da Computação (UFC) e Doutorado em Engenharia de Teleinformática (UFC), desenvolvendo trabalhos de pesquisa em Educação a Distância, Produção de Material Didático Digital, Ambientes interativos de aprendizagem voltados a simulação computacional no ensino Física, Ciências e Matemática. Desenvolve também pesquisa em Informática Educativa, Modelagem aplicada ao Ensino de Física Assistido por Computador e Avaliação Educacional. Atualmente é Professor Pesquisador de Nível I do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) atuando como Vice-Coordenador do curso de Licenciatura em Física (UAB/UFC), Coordenador Adjunto do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (COMFOR – UFC), Coordenador de Cursos da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) na área de Formação Continuada de programas do Ministério da Educação (MEC) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Coordenador Geral do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Estado do Ceará, Diretor Geral do Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará (CED) da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). É consultor ad hoc da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e consultor do Ministério da Educação (MEC). É Secretário de Educação da Prefeitura Municipal de Sobral.


Profa. Ms. Ana Cléa Gomes de Sousa

Pedagoga e Especialista em Metodologia de Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, Ceará. Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Desenvolveu atividades profissionais como professora, coordenadora pedagógica e diretora na educação básica das redes pública e privada de ensino. Atualmente é servidora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) no cargo de Pedagoga no Campus de Sobral. Atua na Educação Profissional e Tecnológica desenvolvendo atividades de planejamento, acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas no âmbito da Diretoria de Ensino (DIREN) que favoreçam o alcance dos resultados satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem.


Profa. Ms. Maria Neusita Tabosa

Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora mestre e especialista em Ciências da Educação, Didática e Metodologia do Ensino Superior, componente do quadro efetivo da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atualmente ministra disciplinas e é orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), em cursos de especialização na área da educação e no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UVA).


Profa. Dra. Lidia Azevedo de Menezes

Doutora e Mestra em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC), linha de Avaliação Educacional, eixos Avaliação do Ensino-Aprendizagem e Avaliação Curricular. Especialista em Psicopedagogia e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, Ceará. Desenvolveu atividades profissionais como Professora na Educação Básica, Coordenação Pedagógica, Gerente do Ensino Fundamental, Assistente do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Coordenadora do Projeto EU SOU CIDADÃO – Amigos da Leitura, da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Sobral, Ceará. Atuou na área de Planejamento e Avaliação, na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD/UVA), Professora Colaboradora na Licenciatura bem como Coordenadora, Professora e Orientadora nos Cursos de Especialização da Pró-Reitoria de Educação Continuada (PROED/UVA). Publicou em 2011, o livro Avaliação Curricular e Identidade Docente pela Editora Caminhar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia, Gestão Escolar, Avaliação Educacional, Avaliação Curricular, Currículo e Formação de Professores. Em 2013, foi Formadora pela Universidade Federal do Ceará (UFC), do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Em 2015 e início de 2016, foi Professora, Orientadora e Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Luciano Feijão e, Assistente no Setor de Educação Inclusiva na Secretaria Municipal de Educação de Sobral. Atualmente, é Professora da Rede Municipal de Sobral, Professora e Orientadora do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/ PEDAGOGIA/UVA), do Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú (IVA) , cursos de especialização da (PROED/UVA) e, dedica-se a atividades de Consultoria Educacional.