Atriz e bonequeira. Escritora e arte-educadora. Diretora de teatro e Produtora cultural, com DRT-CE e DRT-PE. Cineasta. Graduada em Letras pela UECE. Pós–Graduada em Arte e Educação pelo CEFET. estudou com o professor e diretor, Lauro Góes na UFRJ, participando do Grupo TULE. Oficinas com a Escuela Internacional de Teatro de la América Latina Y EL Caribe – (EITALC) e com Maurice Durozier e George Bigot do Theatre du Soleil, sendo escolhida por eles para dirigir a Trupe da Lua.

Participação em mais de 40 Festivais de Teatro e Teatro de Bonecos nacionais e internacionais, tendo participado de eventos e festivais, em algumas cidades da Espanha, Portugal, Suíça, Itália, Argentina, França,Cuba e outros. E no Brasil, em vários eventos e festivais em quase todo o país.

Fundadora e primeira presidente do SATED – Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Ceará. Também foi presidente da ACTB – Associação Cearense de Teatro de Bonecos. Vice-presidente e presidente da ABTB / UNIMA BRASIL – Associação Brasileira de Teatro de Bonecos.

Realiza espetáculos e oficinas de Teatro de ator / Teatro de Bonecos, com freqüência. Ganhou 24 prêmios em várias categorias: melhor direção, melhor atriz, melhor bonequeira, escritora, cenografia, figurino, iluminação, melhor espetáculo.

Autora de 10 publicações de livros. Foi membro da Academia Feminina de Letras do Ceará. Coordenadora de Pesquisa no Ceará na comissão de Registro do Mamulengo, Cassimiro Coco, Babau e João Redondo, como Patrimônio Cultural do Brasil, junto ao IPHAN.

Participou como suplente do Conselho Estadual de Cultura do Estado do Ceará. Realizou entre setembro e dezembro de 2009, o projeto “Cassimiro Coco do Ceará, Abraçando o Rio do Sul” (contemplada em final de 2008), ampliado para Jaraguá do Sul, contemplado pela FUNARTE com o Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura.

Participou do programa “Algodão Doce” na TV Diário do Ceará com bonecos e desenho animado para crianças e realizou com esses bonecos da TV apresentações nas escolas públicas de Fortaleza.

Atendendo ao convite da FUNARTE ministrou oficina no Circuito Interações Estéticas da Funarte, em São Paulo e ministrou palestra em Belo Horizonte.

Publicou em 2011, a 4ª. Edição do livro “Marias e fulaninhos”, inserido no Projeto “Marias e fulaninhos – Troque uma Realidade por uma Poesia”, em Jaraguá do Sul em Santa Catarina. E a 5ª. Edição pela UNIMED Jaraguá do Sul / Santa Catarina.

Foi Comissária da CNIC – Comissão Nacional de Incentivo à Cultura – MINC, biênio 2013 / 2014.

Participou da segunda versão do filme “O Quinze” da Rachel de Queiroz dirigida por Jurandir Oliveira e indicada como atriz coadjuvante pela Academia Brasileira de Cinema. Participou como atriz e é produtora associada de três LONGAS ainda em edição. Co-produtora de CURTA ainda em edição.

Desde 2014, até os dias de hoje, é contratada para dirigir e atuar na equipe de manipulação de bonecos do programa “Nas Garras da Patrulha” – TV Diário por meio da “Escudeiro Produções Artísticas – ME” da qual é diretora administrativa e artística.

Em 2016 fez curso de “Cinema e Vídeo” na “Casa Amarela Eusélio Oliveira”.

Neste ano de 2017 fez curso de “Roteiro Cinematográfico” na “EICTV – Escuela Internacional de Ciny y TV” – San Antonio de los Baños, CUBA.

Cursando atualmente, Pós-Graduação em “Gestão Cultural” pela BSB – Instituto de Capacitação Bussines School Brasil

 

Saiba Mais da Palestrante

Links Úteis

http://festivaltic.com.br/angela-escudeiro/

http://www20.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2016/12/15/noticiasjornalvidaearte,3674790/memoria-da-arte-bonequeira.shtml

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/caderno-3/para-resgatar-o-mamulengo-1.448334

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/teatro-de-boneco-sera-patrimonio-cultural-do-pais-1.722722

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/caderno-3/bonecos-sob-os-holofotes-1.1448087